terça-feira, 23 de agosto de 2011

Primeiro UFC no Brasil teve estreias de lendas brasileiras e vitória fulminante de Belfort

O UFC chega ao Brasil nesta semana, mas não fará a sua estréia em terras tupiniquins. Em 16 de outubro de 1998, o ginásio da Portuguesa, o Canindé, em São Paulo, recebeu o maior evento de MMA do mundo. E a noite foi marcada pela estreia de dois brasileiros que fariam história no esporte: Pedro Rizzo, que nocauteou o norte americano Tank Abbottt, e Wanderlei Silva, derrotado fulminantemente pelo fenômeno Vitor Belfort.

Se dessa vez o evento no Rio de Janeiro ficará marcado como o UFC 134, a noite em São Paulo não recebeu uma numeração. Denominou-se como UFC Brasil e, posteriormente, como UFC 17,5, justamente por ele ter acontecido entre as edições 17 e 18 do torneio.

A primeira edição do evento no Brasil traz algumas curiosidades. Foi a segunda vez que a entidade tentou abolir o formato de torneio. Na primeira tentativa, no UFC 9, o público chiou e pediu que o UFC voltasse atrás e instaurasse novamente o chamado Grand Prix. O formato de torneio acabaria completamente na edição 23.

O evento no Brasil foi apenas a terceira vez que o UFC deixou os Estados Unidos. A entidade havia desembarcado em solo estrangeiro pela primeira vez em fevereiro de 1996, quando foi a Porto Rico. Em dezembro de 2007 foi a vez do Japão receber o evento.

Polêmica – O primeiro evento no país ainda ficou marcado por uma pequena polêmica. Tudo porque o cartaz de promoção trazia uma representação da bandeira brasileira sem uma das estrelas, a que representa o Pará e fica acima da faixa de ‘Ordem e Progesso’.

Lutas e novidades - A primeira edição brasileira teve apenas oito lutas, mas uma delas foi uma grande novidade. O evento recebeu o primeiro combate de uma nova categoria de peso, que se chamou, na época, de pesos leves. Em confronto de norte americanos, Pat Miletich levou a melhor sobre Mikey Burnett e se tornou o primeiro campeão da categoria. Ele ainda manteria o seu cinturão até 2001, quando acabou derrotado pelo canadense Carlos Newton.

Curiosamente, o combate principal da noite também foi uma defesa de cinturão dos pesos médios. Assim como Anderson Silva tentará manter seu reinado contra Yushin Okami, Frank Shamrock colocou seu título à prova frente a John Leber e levou a melhor.

Vale lembrar, porém, que a denominação das categorias mudou com o passar do tempo. Com a introdução de mais classes de peso, o que em 98 foi chamado de pesos leves se transformou em meio-médios, e o que se chamou de médios passou a ser o atual meio-pesado.

Pedro Rizzo – Então com 24 anos de idade, o carioca Pedro Rizzo faria em São Paulo a sua primeira aparição no UFC. Invicto após cinco lutas de MMA em sua carreira, Rizzo precisou de pouco mais de oito minutos para nocautear Abbott.

Rizzo lutaria três vezes pelo cinturão dos pesos pesados do UFC, mas nunca conseguiu conquistá-lo. Ele foi derrotado pela primeira vez em sua carreira em sua primeira tentativa de ser campeão, contra Kevin Randleman.As outras duas chances foram contra o lendário Randy Couture, mas o carioca acabou derrotado em ambas.

Wanderlei x Belfort – Vitor Belfort chegou ao UFC Brasil já com o status de fenômeno. Um ano e meio antes, ainda antes de completar 20 anos, o carioca ganhou um torneio dos pesos pesados e já começou a escrever seu nome na história do MMA.

Em São Paulo, Vitor continuou traçando seu começo de carreira perfeito. Belfort precisou de apenas 44 segundo para apagar Wanderlei Silva, que fazia sua estreia no UFC e posteriormente também se tornaria uma lenda do MMA. Wanderlei nunca engoliu o fato de ter perdido tão rápido no Brasil. O Cachorro Louco, que fez história no extinto Pride, sempre deixou claro que sonha com uma revanche.

Veja todos os resultados do primeiro UFC no Brasil:

Card alternativo:
Cesar Marscucci nocauteou Paulo Santos
Tulio Palhares nocauteou Adriano Santos

Card Principal:
Ebenezer Fontes Braga venceu Jeremy Horn (EUA) com uma guilhotina
Tsuyoshi Kosaka (JAP) venceu Pete Williams (EUA) na decisão
Pat Miletich (EUA) venceu Mikey Burnett na decisão e se tornou o primeiro campeão dos pesos leves
Pedro Rizzo (BRA( nocauteou Tank Abbott (EUA)
Vitor Belfort (BRA) nocauteou Wanderlei Silva (BRA)
Frank Shamrock (EUA) derrotou John Lober (EUA) e manteve o cintuão dos pesos médios

Link original: clique aqui

Nenhum comentário: