Que o domínio da envergadura pode ser determinante nos esportes de combate ninguém duvida. Para o norte-americano Jon Jones, campeão meio-pesado (até 93 kg) do UFC e recordista no quesito (2,14m de alcance) entre os atletas da organização, o fator é um dos grandes facilitadores para o estilo diferenciado e explosivo.
*Siga o Casca-Grossa no Twitter: @fzanchetta
Jones retorna ao octógono do Ultimate no UFC 135, sábado (24), quando defende pela primeira vez o cinturão da categoria, contra o compatriota Quinton Rampage Jackson. Recentemente, o campeão foi objeto de estudo do programa Sports Science, da ESPN norte-americana, que dissecou as vantagens do alcance diferenciado do lutador com base em conceitos de mecânica e física.
A envergadura Jones abrange 182 pés cúbicos dentro das dimensões do octógono, com 80% a mais que a média dos outros lutadores.
Cada braço mede 87, 63 centímetros. Isso o permite atingir os oponentes com margem de segurança mais eficiente. A medida também cria alavancas naturais que potencializam a força dos punhos no momento do impacto dos socos. A mesma fórmula também é aplicada em chaves, torções e finalizações que se tornam mais contundentes.
Site: www.samuelzain.com.br
Twitter: @samuelzain
Nenhum comentário:
Postar um comentário