quinta-feira, 8 de setembro de 2011

OS 12 CLUBES BRASILEIROS COM A MARCA MAIS VALIOSA EM 2011


Pelo terceiro ano consecutivo a BDO RCS publica seu estudo avaliando as marcas dos maiores clubes de futebol do Brasil. A método de trabalho na escolha e análise dos clubes foi a mesma das outras edições, com a utilização de dados financeiros, sondagens junto dos adeptos, informações de marketing de cada clube e dados económicos e sociais dos brasileiros. Desta forma foram identificados quais os clubes detentores das marcas mais valiosas do futebol brasileiro.


Os clubes que mais cresceram em valor gerado para as suas marcas entre 2004 e 2011 foram: Corinthians com evolução de R$ 581 milhões, Flamengo R$ 366,7 milhões, São Paulo R$ 324,3 milhões, Palmeiras R$ 244,5 milhões, Internacional R$ 195,7 milhões e Grêmio R$ 157,4 milhões. Esses seis clubes foram responsáveis por 79% dos R$ 2,3 bilhões de evolução do valor de marca registado pelos maiores clubes brasileiros entre 2004 e 2011.


OS CLUBES BRASILEIROS COM AS MARCAS MAIS VALIOSAS (VALORES EM R$ MILHÕES)



POS 2011 VALOR
1 Corinthians         R$ 867,0
2 Flamengo (+1) R$ 689,5
3 São Paulo (-1) R$ 664,2
4 Palmeiras         R$ 452,9
5 Internacional         R$ 277,9
6 Santos (+2)         R$ 227,9
7 Grêmio (-1)         R$ 224,6
8 Vasco(-1)         R$ 162,5
9 Cruzeiro         R$ 151,3
10 Atlético Mineiro R$ 150,5
11 Fluminense         R$ 135,7
12 Botafogo R$ 90,7



A liderança do ranking das marcas mais valiosas do futebol brasileiro apresentou alterações nesses últimos anos. O Corinthians, que figurou em segundo no ranking de 2009 e terceiro em 2004, liderou o ranking de 2010 e de 2011. O Flamengo que foi líder em 2009, e que tinha perdido duas posições e figurou em terceiro no ano passado, ganhou uma posição e ficou na segunda posição nesse ano. Já o São Paulo que estava em terceiro lugar em 2009 e liderou o ranking em 2004 e tinha assumido a segunda posição no ano passado, caiu para a terceira posição em 2011.


O Palmeiras se manteve na quarta posição em 2010, o mesmo de 2009 e 2004. No quinto lugar ficou o Internacional, mesma posição dos últimos anos. Já o sexto lugar sofreu alteração, com a subida de duas posições do Santos, que passou o Vasco da Gama e o Grêmio. A sétima posição ficou com o Grêmio, seguido do Vasco da Gama, que caiu uma posição, em virtude do crescimento o Cruzeiro ficou na nona posição, seguido cada vez mais de perto por seu rival, Atlético-MG. Na sequência ficou o Fluminense seguido pelo Botafogo, a mesma posição do estudo de 2010.


NOTAS
(1) O estudo seguiu uma rigorosa métrica que inclui 18 diferentes variáveis entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com os torcedores, dados de marketing desportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e económicos do mercado em que actuam os clubes analisados. 
(2) As informações financeiras utilizadas foram extraídas das demonstrações contáveis dos clubes entre 2003 e 2010 e não foram considerados os recursos com transferências de atletas. As receitas directamente relacionadas ao cálculo do valor da marca foram consolidadas em quatro macro receitas: marketing, estádio, sócios e media. 
(3) Os dados de pesquisa e outras informações foram utilizados de acordo com a evolução dos estudos realizados, até suas edições mais recentes. As projecções dos cenários futuros dos clubes, a fim de valorar suas marcas, foram conduzidas considerando a realidade de cada entidade.


Fonte: http://www.futebolfinance.com
Site: www.samuelzain.com.br

Nenhum comentário: